O Remo é um dos esportes mais tradicionais do mundo, sendo uma adaptação da navegação dos povos antigos como: Vikings, Fenícios e Gregos.
Naquela época, os navios eram projetados com o objetivo de proteger a costa do território conquistado, explorar novos lugares, intensificar a rota de comércio, saquear vilas e cidades costeiras e pouco depois, para guerrear.
Podemos destacar o uso de trirremes pelos Gregos e galeras pelos Romanos. Nesses dois casos, os navios eram impulsionados por escravos remadores. Posteriormente, com o desenvolvimento das velas, os navios começaram a se movimentar conforme o vento soprava, em seguida pela propulsão a vapor e hoje finalmente, a motor.
O Remo teve início como esporte no Séc. XIX, e foi rapidamente integrados aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. É um esporte de velocidade, praticado em barcos estreitos, onde os atletas sentam em bancos móveis, de costas voltadas para a meta. Usam os braços, tronco e pernas para mover o barco o mais depressa possível, em geral,em rios, lagoas, mar ou pistas apropriadas.
É um esporte que envolve todos os grupos musculares. Trabalha resistência-força, levando ao limite da capacidade aeróbica. Geralmente os atletas são muito fortes e musculosos, dotados de grande capacidade física.
Os remadores são comumente mais altos e longilíneos, pois conseguem uma remada bastante ampla. As competições de Remo começam aos 13 anos, sendo a última categoria, Master, acima de 27 anos. As pessoas que se assemelham em altura à média da população e são naturalmente mais leves, podem competir na categoria, Leve: até 72,5kg.
Cada barco pode conduzir de um à oito remadores, contando com o timoneiro (aquele que incentiva os outros à todo instante.)A origem do Remo no Brasil data de 1895, com a criação do “União de Regatas Fluminense”.
Para saber mais, acesse: http://www.cbr-remo.com.br/