Vários fatores devem ser analisados para uma academia ser considerada segura. No momento da escolha algumas regras devem ser priorizadas, entre elas, podemos destacar:
Localização
A academia deve estar situada em uma região de fácil acesso, que permita chegar facilmente a um hospital ou posto policial, seja de carro ou por outro meio de locomoção, e, se estiver situada próxima a algum transporte público, trem, ônibus ou metrô, excelente. Procure identificar, também, se existe algum ponto de táxi próximo, pois mesmo que utilize regularmente o carro, pode ser que, uma vez ou outra, seja necessário.
Construção
As construções antigas, prédios e grandes casarões não foram projetados para suportar a vida moderna, principalmente academias com um grande fluxo de pessoas, pulando, correndo e se movimentando o tempo todo. Por melhor que seja o estado de conservação dessas construções, são poucas que conseguem suportar as exigências de uma academia de ginástica moderna.
A construção deve ser bem ventilada e ter pelo menos uma saída de emergência, conforme o tamanho e fluxo de pessoas essa quantidade deve ser maior. Essas saídas devem estar bem sinalizadas e totalmente desobstruídas.
Licenças
Existem várias tipos de licenças que uma academia precisa, para poder funcionar regularmente, entre elas,vistoria da defesa civil, alvará de funcionamento da prefeitura e um profissional, responsável pela academia, credenciado pelo CREF. Essas são as principais, mas existem outras, que varia de acordo com as atividades, local e tamanho da academia. Essas autorizações devem ficar penduradas em um local de fácil acesso, visível por todos.
Equipamentos
Acidentes com equipamentos de má qualidade, em má conservação e sem a devida manutenção causam inúmeros acidentes, mais do que você possa imaginar. Possuir produtos de qualidade e fazer manutenção preventiva não é luxo é obrigação de qualquer academia. As manutenções têm que ser feitas regularmente e os documentos também devem ficar visíveis para os frequentadores.
Outras questões de segurança
Existem inúmeros outros pontos que uma academia, que preza pela segurança e bem estar das pessoas, deve possuir: piso ante derrapante e adequado para a prática esportiva, sinalizações de segurança (na estrutura e equipamentos), manutenção preventiva para construção, vestuários e banheiros adequados, entre outros requisitos.
Cuidado nunca é demais! A segurança deve ser planejada a fim de atender a todos: alunos, professores, demais funcionários, fornecedores, visitantes (principalmente crianças) e vizinhança. Não adianta pensar somente na comodidade dos alunos e esquecer-se de todos os demais, que estão envolvidos direta ou indiretamente com a academia.
Autor: Fit4 | www.fit4.com.br