Antes de instalar o piso na sua academia ou na sala de ginástica da sua residência, veja as nossas considerações sobre o assunto.
Quem for adquirir um equipamento de ginástica, principalmente se for um aparelho de musculação, deve ficar atento ao tipo de piso que for instalar o aparelho. Alguns equipamentos podem ser instalados em vários tipos de piso, enquanto outros não. Por exemplo, esteiras, bicicletas ergométricas e elípticos aceitam bem quase todo tipo de pavimento. Já os aparelhos de musculação, que possuem placas de pesos, podem trincar o chão, logo assoalhos de cerâmica e granito, entre outros, não são recomendados.
Dentre todos os tipos de pisos os mais indicados são os pisos de madeira ou lençóis de borracha, sendo esse segundo o mais recomendado, pois além de diminuir a vibração do equipamento (absorver o impacto do peso com o solo) é ante derrapante.
Mas não é qualquer piso de borracha que serve, por exemplo, o tatame – piso muito usado no judô – não deve ser usado para instalar um aparelho de musculação, pois, com o tempo, o local em que tiver as placas de peso irá ceder, afundando o produto no solo e deixando-o desnivelado.
Outra solução é adquirir equipamentos de musculação funcionais, que não possuam placas de peso, como, por exemplo, a estação de musculação daBioforce. Esses equipamentos podem ser instalados em quase todos os tipos de piso, exceto tatames.
Autor: Fit4 | www.fit4.com.br