De acordo com uma pesquisa da USP, a musculação ajuda a reduzir a pressão arterial à níveis semelhantes aos do tratamento convencional. O estudo comprova que o treino de força é seguro para hipertensos.
É sabido que a corrida e a natação são esportes indicados para quem precisa reduzir a pressão arterial. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, para um hipertenso fazer musculação, é necessário antes passar por avaliação médica. A intensidade do treino deve ser moderada e a freqüência entre 3 à 5 vezes por semana por no máximo uma hora. Após o treino, é recomendado 10 à 15 minutos de alongamento, que melhora a postura, oxigena a musculatura, trazendo relaxamento e sensação de bem-estar.
Foi comprovado que a prática da musculação acompanhada por um profissional, tem ótimos efeitos no dia-a-dia. É exigido menos do coração para atividades corriqueiras do dia-a-dia. Diminui a pressão sanguínea sistólica em 2% e a diastólica em 4%, que para o hipertenso melhora enormemente a saúde cardiovascular. Esses efeitos todos podem permanecer por quatro semanas, mesmo que a prática seja interrompida.
Vale à pena experimentar! : ))