Já somos milhões de corredores no Brasil! Como o esporte não exige prática, tampouco habilidade, muitos optam por fazer da corrida a sua atividade física.
Mas mesmo sem necessitar de habilidade específica, duas coisas são fundamentais: preparo físico e boa condição de saúde. Caso contrário, a lombalgia vai correr atrás de você.
Isso porque a corrida exige esforço da musculatura do tronco, para manter a postura adequada durante todo o exercício, e da coluna lombar, responsável por transmitir a força necessária para que membros inferiores e tronco executem os movimentos de flexão, extensão e rotação.
A dor lombar é uma queixa muito comum entre os corredores. Ela surge porque os músculos não estão alongados o suficiente, impedindo que se alcance a amplitude total dos movimentos do tronco e do quadril, provocando pequenas lesões por estiramento.
Ou seja, para correr bem, é preciso alongar direitinho. Recomenda-se que os exercícios sejam feitos na posição sentada, trabalhando ao mesmo tempo os músculos dos membros superiores e inferiores, permanecendo na posição alongada durante 20 a 30 segundos.
O alongamento precisa envolver as musculaturas paravertebral, pélvica e abdominal, e deve ser feito até o limite da dor. Agora, se mesmo assim, a lombalgia persistir, corra, mas até o médico.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/13085-erros-na-hora-de-correr-podem-causar-lombalgia