Durante muito tempo, a imensa maioria das redes de franquias só aceitava abrir unidades nas grandes capitais. Cidades com menos de 300 mil habitantes ficavam longe do radar dessas empresas.
Afinal, havia ainda muito espaço a ocupar nos grandes centros, um grande público consumidor a ser atendido e a concorrência também não era tão acirrada quanto é hoje.
Mas tudo isso mudou bastante nos últimos anos. Nas principais capitais do país, o mercado de franquias cresceu muito e as unidades franqueadas ocuparam rapidamente os principais pontos comerciais, deixando menos espaço para novas empresas.
Para driblar a concorrência e ocupar novos mercado, há diversas redes que hoje priorizam cidades do interior ou formatam modelos de negócio que visam municípios menores.
Com esse movimento, as franquias criam oportunidades para quem tem interesse em abrir um negócio de renome em cidades pequenas, em especial para jovens com formação universitária e bons conhecimentos técnicos que não desejam sair de suas cidades.
A boa notícia é que aqueles que sempre sonharam em abrir seu próprio negócio nessas regiões, mas esbarravam na falta de conhecimento específico de mercado ou não sabiam como operar no varejo, contam agora com modelos já testados como as franquias.
E, portanto, correm um risco muito menor do que se abrissem um negócio próprio e independente.
Outro fator importante que tem impulsionado as franquias no interior é a abertura de novos shoppings centers em cidades que antes só tinham centros comerciais de rua. Esse movimento amplia as possibilidades de mais marcas ocuparem municípios menores.
É importante que você, futuro empreendedor, faça uma pesquisa sobre quais tipos de negócios ainda não estão presentes em sua cidade – ou carecem de mais e melhores opções.
Realize um trabalho ativo de buscar essas marcas mesmo antes delas divulgarem sua ida para a região em que você pretende estar. Desta forma, você terá vantagens de ser o pioneiro e poder fazer a escolha que mais se adeque ao seu perfil de gestão e de valores de investimento.
Garanto que nos dias de hoje não faltarão oportunidades em todos os segmentos. A grande oferta de marcas deixou de ser algo inerente às grandes cidades. Ao contrário: cada vez mais, a falta de espaço e a grande concorrência de marcas têm transformado em algo escasso aquilo que um dia já foi abundante.
Como diz o velho ditado, a oportunidade pode estar bem mais próxima do que podemos imaginar. Só precisamos abrir a porta para ela entrar.
Bons negócios e mãos à obra!
Fonte: Uol Economia, São Paulo
Filomena Garcia, Colunista Uol